segunda-feira, 16 de maio de 2011

psicologia e a historia em quadrinhos


O que histórias em quadrinhos e psicologia têm em comum? Se você respondeu "nada", errou! Não é de hoje que as historias de quadrinhos abordam temas polêmicos e atuais, como política, moda entre muitos. Temas como o bullying foi uma dessas questões mais abordadas.

Ele é talvez um dos herois mais queridos do mundo, o Homem-Aranha é o mais conhecido exemplo a citar. Foi criado por um dos mais bem-sucedidos criadores moderno de histórias em quadrinhos, Stan Lee e por seu grande parceiro, Steve Ditko. Até muito antes da publicação de Homem-Aranha no meio da década de 60, os heróis seguiam um padrão mais ou menos uniforme de rigidez moral e retidão, tanto em suas vidas normais quanto quando travestidos em seus alter-egos. Além disso, foi o primeiro herói a ganhar dinheiro com o uso de seus poderes: Peter Parker vende fotos do Homem-Aranha para o Clarim Diário. Seus motivos, porém, são altruístas: ele ajuda a tia viúva e idosa a pagar as contas, principalmente com os remédios. É, portanto, um dos super-heróis mais humanizados das histórias em quadrinhos, o que o levou a um sucesso estrondoso e a uma competição direta de popularidade com ícones do nível de super-homem e Batman.

Órfão quando pequeno, Peter Benjamin Parker foi morar junto com seus tios Benjamin e May Parker em Forest Hills, Queens, na cidade de Nova York. O menino cresceu e se tornou um adolescente tímido, mas extremamente inteligente. Era muito desajeitado com as garotas e não tinha muitos amigos. Sofria bullying diariamente, chamado de "Parker molenga" por seu colega de classe Flash tompsom,que era esportista e por isso popular,sendo que o esporte não era o forte de Peter. Durante uma demonstração de equipamentos que manipulavam radiação, Parker foi picado por uma aranha. Ela havia sido exposta à radioatividade do aparelho e por isso provocou mutações no organismo do jovem Peter.

Peter descobre sobre seus poderes quando quase é atropelado por um carro. Seu sentido de aranha o alerta do perigo e por puro reflexo ele salta e se fixa na parede de um prédio. Ainda assustado, ele escala esse prédio e amassa uma chaminé de aço como se fosse de papel. A cena em que um menino o vê escalando a parede ficou imortalizada em todas as HQ's que contaram a sua história.

Parker fica muito empolgado com seus novos poderes e, no início, pensa somente em como ganhar dinheiro com eles. Levado por esses pensamentos individualistas, não faz o mínimo esforço para impedir a fuga de um ladrão, que logo depois viria a matar seu tio Ben. Quando descobre que o assassino do tio é o bandido que poderia ter detido sem dificuldades, se vê tomado por um sentimento de culpa que traz uma dura lição que seu tio, Ben Parker avia lhe dito: "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". A partir de então, começa a utilizar seus poderes para combater o crime na cidade de Nova York.

O Homen-Aranha apesar de ser um personagem fictício teve uma importância tremenda na conscientização do combate ao bullying.tornou-se um símbolo para uma geração,afinal, vários jovens se identificam com tudo que Peter Parker passou.isso não o torna “real”?Podemos então dizer que existe um grande poder e uma grande responsabilidade dentro de cada um de nos?Sim esse poder é a liberdade. A lição que tio ben mostrou sobre "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades" nos lembra o existencialismo, De que somos livres e que a única coisa que nos limita é q própria liberdade.
Podemos então entender com a frase do Tio Ben que devemos buscar exercer a liberdade,no caso do Peter usar seus poderes para um bem maior, porém não esquecendo a responsabilidade que ela nos traz.

Por: Marcia Maria e Arthur Matos

Um comentário:

  1. ei gente q maneiro.... vi no you tube um video q fala sobre isso!!!! confira: Abordagem CENTRADA NA PESSOA Introdução 0002
    por: DAYANE VIEITES

    ResponderExcluir